O evento foi aberto oficialmente pelo Instituto Helenas Não Se Calarão de prevenção à violência doméstica e familiar e seguiu com palestras fundamentais: Vinícius Neiva, psicólogo do CRE TEA, e a psicopedagoga Selma Santiago, trazendo reflexões importantes para o ambiente escolar e familiar. Estiveram presentes no auditório pais de TEA, professores, alunos, além da equipe gestora da unidade: o diretor Rui César, a vice-diretora Deyse Luciano e o coordenador Jurandir.


Ao fim da manhã, foi servido um almoço especial preparado com carinho pela equipe de cozinheiras da escola, com apoio do buffet da professora Ana Paula Brito, a quem o Instituto expressa sua gratidão.
Durante a tarde, as atividades recomeçaram com a apresentação vibrante da Banda Marcial do Colégio Barros Barreto, regida pelos professores Jeanderson Brito e Itamar Santana. Em seguida, o público foi impactado pela encenação emocionante do núcleo teatral do Clube dos Poetas da Bahia, com direção de Zezão Pereira e participação dos artistas Vera Di Bomfim, Aridan Grave, Valdirene Silva, Sérgio Paim, Sarah Melo, Marli Almeida e Margarida Cunha.


Na sequência, a psicóloga Dra. Maria Angela Ribeiro Tochilovsky, mãe atípica, conduziu uma palestra emocionante sobre os desafios da parentalidade no espectro. A programação seguiu com a dança energética da jovem Bárbara Simone, e a apresentação tocante do pequeno Davi Mendes, de apenas 9 anos, interpretando Adele.



O encerramento ficou por conta do showman João Gonzaga, com sua performance envolvente.

A organização contou com acompanhamento técnico de Heraldo Gonçalves, Caíque e Siclevison, e a segurança garantida por Hellena Mascena e Ricardo de Souza.
O Instituto Helenas Não Se Calarão agradece com carinho a sua equipe de comunicação: Maria Luiza, Ingrid Villas Boas e Nathally, que atuou com excelência na cobertura e apoio técnico do evento. Agradecemos também ao olhar sensível e artístico do fotógrafo oficial do Instituto, Valtinho Vardó, que registrou com maestria os momentos mais especiais do dia.
Sob a coordenação de Eunice Espinola e Romário Filho, o 2º Workshop Abril 2025 reafirmou o papel do Instituto como agente ativo de transformação social, promovendo informação, afeto e respeito.
#ÉPorRespeitoQueLutaremos
@helenasnaosecalarao
Veja mais fotos na página: Álbum
Jornalista DRT BA 5569 - Eunice Espinola
Fotografia: Valter Vardó e equipe comunicação.