Rosemma Maluf é excluída de grupo de WhatsApp da Fecomércio e questiona se decisão partiu de presidente da entidade
MUNDO NEWS
Publicado em 16/09/2022

 

A diretora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), Rosemma Burlacchini Maluf, não ficou nada satisfeita ao ser excluída de um grupo de diretores no aplicativo WhatsApp. Este Política Livre teve acesso a um e-mail escrito pela diretora na última terça-feira (13), onde o destinatário seria o presidente da Fecomércio, Kelsor Gonçalves Fernandes.

No conteúdo do e-mail, Rosemma Maluf questiona se a decisão lteria sido determinada pelo presidente da Federação e, segundo ela, sem maiores explicações. Outros membros da Fecomércio também foram copiados na mensagem.

Descrevendo todo o seu currículo no setor de comércio nas mais varias associações, órgãos e entidades empresariais, Rosemma Maluf afirmou que sempre teve uma “participação proativa atuando fortemente em defesa do segmento empresarial e a favor do fortalecimento da cultura associativista empresarial feminina”.

“Não ignoro as resistências que existem em um espaço preponderantemente composto por homens, pois senti os reflexos delas várias vezes. Mas quero crer que tais atitudes sejam fruto do desconhecimento de que representamos 33,6% de empreendedoras (na Bahia 45%) e 48% dos MEI no Brasil. Apesar da nossa participação no mundo dos negócios, continuamos sub-representadas em todas as esferas de poder, inclusive no setor empresarial onde representamos menos de 10% de membros nas diretorias dos sindicatos patronais. Assim, abrir as mulheres empreendedoras um espaço de fala e escuta é fundamental para que tais entidades se tornem mais representativas de todo o empresariado e, por consequência, mais democrático”, disse.

Maluf chegou a contestar a exclusão do grupo, perguntando a uma administradora do mesmo sobre o motivo da sua expulsão “sem justa razão”.

“A despeito de todo esse histórico de dedicação e trabalho, inclusive à Fecomércio Bahia, fui surpreendida, no dia 05 de setembro, com a minha expulsão sumária do grupo que agrega a diretoria da entidade no WhatsApp, sem justa razão, pois não violei qualquer regra dele e, pior, sem contato prévio ou chance de contraditório. Segundo me foi informado pela administradora, Sra. Delia Coutinho, a deliberação no sentido na minha exclusão partiu diretamente do senhor. Confesso que em 19 anos de participação em entidades empresariais, onde tive a oportunidade de conviver e aprender com grandes lideranças empresarias da Bahia e do Brasil, jamais presenciei situação de tamanho constrangimento, deselegância e desrespeito com um membro titular da diretoria”, salientou.

Ao final da mensagem, a diretora ainda pediu confirmação sobre a procedência da ordem da sua exclusão, dizendo que o grupo se tratava de uma espaço de diálogo entre os diretores. “Confirme se foi sua a deliberação, apontando, ainda, as razões e o fundamento regimental para a exclusão de uma diretora eleita de um espaço formal de diálogo de diretores, posto que ele ostenta, inclusive, nome e logomarca indicativos dessa sua natureza”, pontuou.

Veja a carta completa:

Salvador, 13 de setembro de 2022.

Ao Ilmo. Sr.

Kelsor Gonçalves Fernandes

Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia – FECOMÉRCIO – BA

CC: Membros Fecomércio Ba

Assunto: exclusão de Diretora do grupo de whastapp da diretoria.

Senhor Presidente

Cumprimentando-o cordialmente, venho solicitar esclarecimentos sobre uma situação inusitada que vivi recentemente, segundo me foi informado, por deliberação do senhor.

Sou empresária há 35 anos, fazendo parte de entidades empresariais desde 2003. No momento, sou sócia diretora do Shopping Bahia Outlet Center, empresa com 25 anos e associada do SECOVI-Ba, que tem 240 lojas e gera aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos.

Por entender que o associativismo é fundamental para que o setor empresarial se desenvolva, sou Vice-Presidente da Associação Comercial da Bahia, Membro do Conselho Deliberativo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salvador, Membro da Diretoria Executiva do Fórum Empresarial da Bahia, Membro do Conselho de Administração da Fundação Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos – IMIC e Membro Honorário do Conselho da Micro e Pequena Empresa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

Na FECOMÉRCIO/BA sempre tive uma participação proativa atuando fortemente em defesa do segmento empresarial e a favor do fortalecimento da cultura associativista empresarial feminina; sou Diretora do SECOVI/BA e atuei como Membro do Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC (até agosto 2022). Essa atuação junto às mulheres me levou a assumir o papel de Coordenadora da Câmara da Mulher Empresária em Salvador (2017 -2019) e da Bahia (a partir de 2020), realizando um trabalho inovador, interiorizando as CMEs, fortalecendo a cultura associativista e a representatividade do segmento, tornando-se a Câmara referência para assuntos de fomento ao empreendedorismo feminino no Estado, o que nos levou a tomar posse como 1ª. Coordenadora da Câmara Brasileira da Mulher Empreendedora do Comércio (CBMEC) do Sistema CNC em agosto do corrente ano, destacando a idealização e articulação do maior evento de empreendedorismo feminino já realizado na Bahia, o MULHER.COM, em maio de 2022, uma parceria CEME/ FECOMÉRCIO/ SESC/ SENAC/ SEBRAE, que reuniu aproximadamente 2.500 empreendedoras(com CNPJ), no Centro de Convenções de Salvador.

Não ignoro as resistências que existem em um espaço preponderantemente composto por homens, pois senti os reflexos delas várias vezes. Mas quero crer que tais atitudes sejam fruto do desconhecimento de que representamos 33,6% de empreendedoras (na Bahia 45%) e 48% dos MEI no Brasil. Apesar da nossa participação no mundo dos negócios, continuamos sub-representadas em todas as esferas de poder, inclusive no setor empresarial onde representamos menos de 10% de membros nas diretorias dos sindicatos patronais. Assim, abrir as mulheres empreendedoras um espaço de fala e escuta é fundamental para que tais entidades se tornem mais representativas de todo o empresariado e, por consequência, mais democrático.

Minha vocação em servir a comunidade da qual faço parte me estimulou a buscar conhecimento e me tornar agente de desenvolvimento local e especialista em Projetos de Desenvolvimento socioprodutivos, oportunizando ocupar o cargo de Secretária de Ordem Pública do Município de Salvador (2013 a 2016). Hoje cumpro essa missão como Membro do Conselho da Fundação Irmã Dulce e Coordenadora da Rede de Voluntárias Amigas de Dulce.

Em todos esses espaços dediquei o melhor do meu trabalho, de forma colaborativa e respeitosa, razão pela qual sempre fui tratada do mesmo modo. No meio empresarial fiz colegas e amigos, com os quais sempre travei uma relação educada, ética, sincera e colaborativa.

A despeito de todo esse histórico de dedicação e trabalho, inclusive à FECOMÉRCIO Bahia, fui surpreendida, no dia 05 de setembro, com a minha expulsão sumária do grupo que agrega a diretoria da entidade no Whatsapp, sem justa razão, pois não violei qualquer regra dele e, pior, sem contato prévio ou chance de contraditório.

Segundo me foi informado pela administradora, Sra. Delia Coutinho, a deliberação no sentido na minha exclusão partiu diretamente do senhor.

Confesso que em 19 anos de participação em entidades empresariais, onde tive a oportunidade de conviver e aprender com grandes lideranças empresarias da Bahia e do Brasil, jamais presenciei situação de tamanho constrangimento, deselegância e desrespeito com um membro titular da diretoria.

Ante o exposto, solicito a V.Sa. que confirme se foi sua a deliberação, apontando, ainda, as razões e o fundamento regimental para a exclusão de uma diretora eleita de um espaço formal de diálogo de diretores, posto que ele ostenta, inclusive, nome e logomarca indicativos dessa sua natureza.

Atenciosamente,

Rosemma Burlacchini Maluf

Diretora da FECOMÉRCIO – BA

Diretora SECOVI – BA

 

Fonte: POLÍTICA LIVRE.COM.BR

Comentários
Comentário enviado com sucesso!