EM CANARANA NASCE UMA ROSA - ISAURA ROSA
MUNDO NEWS
Publicado em 16/03/2022

Território de Canarana, antigamente  habitado por índios Pataxós, local da Fazenda Canabrava que tornou-se distrito do município de Morro do Chapéu, depois  Canabrava do Miranda, Miranda, e  finalmente em 1962 município de Canarana.

(Que em botânica, Canarana é um nome de várias gramíneas que crescem às margens dos rios).

 

E  foi em Canarana que nasceu uma Rosa ,protagonista da nossa história. Uma menina negra  com olhos de gato e força de tigresa.

 

Moradora da zona rural, filha de família humilde ,Isaura Rosa sem saber, começou a desenhar o seu futuro acompanhando seu pai nas festas .

 

Aos 7 anos de idade Isaura Rosa  acompanhava seu pai tocador de viola cantando  chula,  um ritmo  que faz  parte da cultura afro-brasileira. 

 

Em seus olhinhos refletiam o sonho da criança, em um dia subir num palco de verdade.

Aos 19 anos viu sua oportunidade bater à porta,

 

uma família de Irecê (cidade vizinha) deu-lhe a chance de vir para a cidade de Salvador para trabalhar em casa de família e estudar.

 

E assim aconteceu, Isaura menina/moça, jovem /guerreira trabalhou e estudou até o segundo ano do 2º Grau , quando  teve que interromper seus estudos por conta de uma gravidez.

 

 

Até aqui uma história comum entre tantas mulheres que  sonham , e veem seus sonhos serem desmoronados como um castelos de areia.

 

Sim, os anos se passaram e as lutas e batalhas não foram poucas.

Mãe de cinco filhos, Isaura se viu na luta  entre criá-los e combater  um inimigo gigante, um dos seus filhos mergulhou no mundo das drogas,aí  o pouco que ela ganhava tinha que bancar  o vício do filho. Foram anos de batalha, e Isaura  vai murchando como uma Rosa no deserto.  Perdeu seu brilho do olhar, sua autoestima caiu ao chão. Os anos não paravam de correr e a desesperança era grande.

 

O trabalho  de doméstica  sustentava sua casa , mas seus sonhos  não morriam. Estavam ali sob os destroços da vida.

 

Vocês se  lembram da Isaura que cantava com seu pai quando era pequena?

 

 

Então, ela alegrava seu coração cantando numa banda que ela criou com 9 integrantes (7 homens e 2 mulheres). a Banda Majestosos do Forró, onde ela é back vocal.

 

Isaura resolve entrar no Facebook - como distração de uma vida tão sofrida.

 

E logo recebeu o convite de adicionamento da senhora Sany Jobim , que  a convidou para participar de um Desfile de Beleza em São Paulo, Isaura se desculpou e respondeu que era assalariada e que não  tinha dinheiro, como poderia ela  ir para São Paulo? 

 

 Faxinou, lavou roupa pra fora, fez vaquinha e lá foi Isaura atrás do seu holofote.

 

Isaura só se deu conta da beleza que possuía , da mulher linda que era quando colocou no peito a faixa de Representante da Bahia, que a elegeu em 17/07/2021 no Hotel São Rafael 4 estrelas ( como ela afirma sorrindo) 

 

a RAINHA DA BELEZA NEGRA -2021

 

E neste mesmo ano ela conhece Ariel Cruz  a pessoa que devolveu a  luz aos seus olhos e a ajudou conquistar mais todas estas faixas em 2021:

 

 

 SOBERANA BELEZA CONTINENTAL PERNAMBUCO

 

DAMA REAL CASA DOAL PAIM

 

2º LUGAR - MISS STAR UNIVERSAL EVIDENCE SÉNIOR 21/22

 

EMBAIXADORA DA MULHER AFRO BRASILEIRA - COBLAC.

 

 

Títulos esses que ela humildemente oferece e se diz representante de todas as mulheres do mundo, especialmente  das brasileiras e  angolanas as quais ela tem profunda admiração.

 

 

Nelson Mandela já dizia, que devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe o conflito e inspirar esperança onde há desespero.

 

Isaura Rosa hoje  no auge dos seus 61 anos, uma mulher que poderia ser somente mais uma misturada  na história de tantas mulheres. Desenha  sua trajetória com altivez, brilho nos olhos e uma coragem genuína de uma nordestina. Ela toma para si a bandeira da  coragem e nos convida a nos unirmos, pois somente  juntas poderemos ser mais fortes.

 

 

E assim encerro esta matéria com a mensagem que ela deixa para você, para mim e para todas nós.

 

 

"Mulheres, sejam fortes, e independente  da nossa cor, credo, raça ou classe social.  Nunca desistam dos seus sonhos.  Quando a cruz pesar peça a Deus forças, Ele nunca nos desampara, sigam em frente!."  ISAURA ROSA.

 
Nunca é tarde para ser feliz!
 

Jornalista: Eunice Espinola 

 

 

Comentários