Girl Rising - Ascensão Feminina
MUNDO NEWS
Publicado em 12/02/2022

“*Quer melhorar o mundo? Eduque as meninas*”

 

Para fazer o filme 'Girl Rising' 2013 (Menina em ascensão), o antropólogo Justin Reeves rodou o mundo atrás de garotas que perseguiam um sonho:

Estudar e romper com as dores da miséria. Muitas meninas, ao redor do mundo, são privadas da educação, é a forma cruel de manter o domínio político, social, patriarcal e machista. O tema deste documentário me chamou atenção para a importância da educação na minha vida e como ela pode transformar a vida de muitas mulheres. 

Fui me construindo “pelo conhecimento” e acúmulo de experiências que adquiri ao longo da vida.  Aprendi em casa,  nos bancos da escola, mas também, como boa observadora, aprendi com a vida e com pessoas que sabiam mais que eu (ou até às vezes, menos.)... desenvolvi senso crítico, aprendi maneiras de exercer meus  direitos, me defender, buscar soluções, ocupar espaços, crescer e, o que considero o mais importante, aprendi a compartilhar o meu conhecimento e habilidades, não apenas com pessoas do meu convívio social e profissional mas, em especial, com mulheres que anseiam por mudar sua condição de vida.

 

A relação desigual de poder na educação é a raiz de uma série de estatísticas que só reforçam a desigualdade de gênero no Brasil e no Mundo.  Somos educadas baseadas em estereótipos, o que nos leva a tomadas  de decisão que impactam no nosso destino.

 

Uma mulher com mais educação formal gera impacto positivo na família, na sociedade e na economia. Os índices de gravidez precoce reduzem, melhora a qualidade de vida e saúde, amplia sua capacidade de empregabilidade e gerar renda, ajuda a reduzir a pobreza e a violência doméstica.  É o famoso efeito cascata, mulheres que recebem educação mudam a comunidade.

 

Desbravar é tarefa árdua, cansativa e cheia de preconceitos. Mudança de cultura não é produto, é processo. Mas,  como bem afirma o ditado popular: “educando-se uma mulher, educa-se a nação inteira.”

#éporrespeitoquelutaremos 

#guiamusa 

#mulheresqueinspiram

#empreendedorismofeminino #planeta5050 #juntassomosmaisfortes #ahoraéagora #timeisnow #sororidade

#pressforprogress

#eumaisset

#equidadedegenero

#brasil #eumaisset 

#mulheresnopoder

#educacaoparatodos

#conhecimentoépoder

Comentários